Inicío
Decapagem
Remoção de Graffitis
Monumentos
Lavagem de Fachadas
Venda de Produtos
Reabilitação Urbana
Noticias
Contactos

                                      

 

EMPRESA APRESENTA SISTEMA DE LIMPAR PAREDES E MONUMENTOS SEM ESTRAGAR   7/20/2006 -
 

Limpar grafittis de uma parede mantendo a cal ou retirar os líquenes das pedras dos monumentos sem danificar o património é possível com um sistema apresentado no dia 13 de Julho pela empresa Decap Arte, Lda de Vila Verde, Braga. 

Para demonstrar a eficácia do novo sistema, os responsáveis da empresa convidaram técnicos do Convento de Cristo, arqueólogos e especialistas ligados à arqueologia e à recuperação de monumentos.

E foi na mãe d'água principal do aqueduto dos Pegões que foi feita a demonstração. Através de um sistema de ar sob pressão misturado com micro-granulados um técnico da empresa removeu um grafitti, mantendo a cal da parede, o que surpreendeu os presentes. É possível aplicar esta técnica de decapagem em pedras de monumentos, por exemplo, sujas com líquenes, paredes pintadas com grafittis e até em madeira.

O sistema é inovador em Portugal e foi desenvolvido por António Santos, emigrante que esteve 30 anos em França a trabalhar na construção civil.

A empresa Decap Arte (http://decaparte.com) tanto presta o serviço de decapagem como vende o equipamento.

20-07-2006 11:15      Jornal "O Templário"

Rua José Raimundo Ribeiro, n.º 28

 

    

 

01-09-2006  :: Francisco Gomes

Caldas da Rainha
Demonstração de lavagem de monumentos

 

A empresa Decap Arte, Lda, de Vila Verde, vai proceder nas Caldas da Rainha a uma demonstração dos seus serviços de lavagem de monumentos, limpeza e protecção de fachadas, limpeza de pedra em interiores pelo processo “Peeling”, lavagem e protecção de pedra, remoção de graffitis, protecção anti-graffitis, venda de produtos anti-graffitis, lavagem de mobiliário urbano, lavagem de pavimentos e remoção de pastilhas elásticas, remoção de cartazes, decapagem, pintura, entre outros.

A demonstração terá lugar na manhã de 6 de Setembro, em vários locais da cidade, e será coordenada pelo vereador do Pelouro do Planeamento e Urbanismo da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, João Aboim.

Segundo José Carlos Araújo, responsável do departamento comercial da empresa Decap Arte, Lda, estes serviços “são realizados por micro granulagem a baixa pressão, não provocando desgaste nos materiais a tratar, por micro areagem ou por alta pressão”, apontando que “o processo de micro-granulagem é totalmente inovador em Portugal e criará certamente interesse nas entidades relacionadas”.

 

                                   Início Serviços Produtos Noticias Contactos